Roma

3 04 2010

Ola! Vamos proceder agora aos relatos da segunda etapa da viagem de inverno: Italia! Essa foi uma viagem um pouco diferente: ao inves de viajar por todo o pais, visitei apenas a capital, Roma, e Pisa, para ver a famosa torre. Chegamos em Roma eu, Tati, Igor, Roger, Bruna e Thiago na quarta-feira pela noite, depois de dois voos: um que partia de Nantes pela manha com quase duas horas de duração até Milão. Parada para almoço e um novo voo, desta vez mais curto, de Milão até Roma. O aeroporto de Roma não ficava na cidade em si. Foi preciso pegar um ônibus até a estação central da cidade, Termini. Fomos largados ali apenas com as malas, sem nenhum mapa, apenas com o endereço do albergue. Pegamos o metrô para a estação citada no site do albergue. Ao sair na estação de destino, não tinhamos noção alguma de onde estavamos. Graças a um pedaço de mapa que a Tati conseguiu baixar no iPod, uma bussola e um pouco de senso de orientação, chegamos no albergue.

O recepcionista do albergue era um brasileiro. Gaucho e gremista. O cara era muito gente boa, e nos ajudou com mapas e dicas da cidade, para o dia seguinte. Acabamos jantando nos seis num tipico restaurante italiano numa região indicada por ele. Na volta, encontramos o Jéferson e o Joia, que haviam chegado em Roma mais tarde. Tudo pronto então para começar a explorar a cidade no dia seguinte.

Roma oferece infinitas possibilidades de passeio. Começamos indo na Igreja S. Maria Maggiori, que ficava proxima ao albergue. Essa basilica é apenas a quarta maior de Roma, mas ainda assim é giganteca. Da Basilica, fomos em direção à Piazza della Republica, onde encontramos uma movimentação relativa àas comemorações da morte de um soldado italiano. Enfim, saimos dali para o que pareceria ser mais interessante: Coliseu e Foro Romano!

Chegando no Coliseu, nos beneficiamos do passe que tinhamos comprado para conseguir passar pela imensa fila que havia na entrada. O anfiteatro é magnifico! Apesar de estar em ruinas, é possivel perceber todo o esplendor que ele deveria possuir nos seus tempos aureos. Circulamos algum tempo pelo Coliseu, tanto no nivel superior quanto no inferior. Na saida, fomos para o Foro Romano e o Palatino, que compreendem uma infinidade de monumentos e construções em ruinas. Passamos pela Via Sacra, que era onde os imperadores desfilavam quando voltavam vitoriosos das guerras, assim como varios templos e basilicas que ali estiveram. Segundo a lenda, foi ali que Romulo e Remo foram amamentados pela loba, e que anos mais tarde seria o berço de Roma.

Saimos pelo outro lado, no coração de Roma, na Piazza Venezia, onde se encontra o magnifico Monumento a Vittorio Emanuelle II, que celebra a independência italiana. Dali seguimos por ruas estreitas até a Fontana di Trevi, que aparece como por acaso numa pequena praça, e impressiona por sua grandeza. Dizem que aqueles que jogam uma moeda na fonte asseguram seu retorno a Roma. Por via das duvidas, deixei alguns centavos de euro ali.

Em seguida, mais caminhada até o Pantheon, um dos maiores monumentos de Roma. Antigamente se tratava de uma igreja pagã, mas foi transformada em igreja cristã por algum imperador durante a Idade Antiga. O Panteão possui como peculiaridade o teto aberto, cuja justificativa seria “facilitar para que as orações subam livremente”. Bem, quando eu estive la, a unica coisa que deu pra ver foi que facilitava que alguém escorregasse la dentro, ja que estava tudo molhado por causa da chuva.

Do Panteão fomos para a Praça Navona, que antigamente era um estadio para apresentações. Nesta praça, encontramos a embaixada brasileira, que alias, fica num prédio nada modesto. A praça possui três fontes: Fonte dos Rios (que possui um obelisco no centro), Fonte dos Calderari e a Fonte do Mouro. Dali seguimos para o sul, em direção ao Campo de Fiori e a Piazza Farnese. Fomos parar do outro lado do Rio, quando pegamos um tram para retornar ao Panteão e jantar, apos um longo dia de caminhada.

No dia seguinte, fomos ao Vaticano, e ficamos la o dia inteiro. Essa parte eu falo em uma postagem futura. No final do dia, visitamos o Castelo de S. Angelo, que fica em frente ao Vaticano ao sair pela Via della Conciliazione. O castelo, que teve sua construção iniciada em 123 pelo Imperador Adriano, lembra em principio uma vasta fortaleza. De fato, durante o final do apogeu romano, servia como proteção ao rio Tibre das invasões barbaras. Na idade média, foi transformado em Castelo. Passou para o dominio dos Papas, que construiram uma passagem secreta entre o castelo e o Vaticano. Nessa época, o castelo foi usado como prisão e lugar de torturas. Explorar o castelo consiste em subir infinitas escadas, para no fim apreciar uma bela vista do Vaticano e de Roma no inicio da noite.

No ultimo dia, ainda tinhamos bastante tempo para continuar visitando a cidade. Começamos a visita pelo Quirinale, que é um gigantesco palacio no centro de Roma, que ja foi residência dos Papas, residência do Rei e atualmente é residência do Presidente da Republica. Não entramos no palacio, apenas admiramos o exterior e vimos a praça que possui uma bela fonte. Saindo do Quirinal, passamos pelo Mausoleu de Augusto e seguimos direto para a Piazza di Spagna. Essa praça possui uma escadaria enorme que termina na Igreja de Trinità dei Monti. No começo da escadaria, encontramos ainda a fonte da Barcaccia, uma bela fonte em forma de casco de embarcação.

Dali, partimos rumo à Piazza del Popolo. Esta é uma praça simetricamente perfeita, possui o Obelisco da cidade e a igreja de Santa Maria del Popolo. Na praça, ainda visitamos um museu que estava expondo réplicas de invenções de Da Vinci, na sua maioria maquinas mirabolantes que demonstravam fenômenos fisicos e mecanismos. Bem interessante. Finalmente, apos o almoço, o passeio terminou com uma volta pela Piazza Barbieri, que possui uma Igreja muito bonita por dentro cujo nome eu não lembro.

No final da tarde, fomos para Pisa, de trem. Roma é uma cidade muito bonita, e tudo nela faz referência à Antiguidade, quando Roma conheceu seu apogeu. Na proxima postagem, pretendo falar sobre o Vaticano. Até mais!

Ações

Informação

2 responses

5 04 2010
Dartagna

Fala colorado!!! Estás muito chique indo de Paris a Roma? Como não poderia dar certo o passeio de vocês por Roma, já que se depararam com um gaúcho e ainda gremista, não tem como dar errado! Pelo jeito deve ser muito bonita a cidade de Roma e nós ficamos aqui imaginando como são as cidades visitadas por ti e pelos teus amigos. Por hoje é só que vou trabalhar, não vou falar do teu time, porque não tem nada pra falar dele só que é uma porcaria. Abraços e beijos de que TE AMA MUITÃO!

6 04 2010
Cassol

Mas hein, vais ficar com as pernas bem fortes de tanto subir escadas… lol.

É muita escada, pelo amor de deus…