Estagio na Phoceis I

27 01 2010

Ola! Bem, talvez alguns não saibam, mas no primeiro ano de Ecole Centrale na França, os alunos são obrigados a fazer um mês de “stage ouvrier”, que é um estagio em teoria trabalhando em algo monotono como apertar parafusos durante 8 horas por dia. E o pior, no verão… exceto na Centrale Lille. Além de ter dado sorte de trabalhar no inverno (neste momento, eu estou digitando de uma sala onde o aquecimento é bem bom), meu estagio não tem nada de “ouvrier”. Estou estagiando na Phoceis, uma pequena empresa localizada em Chéreng, na região metropolitana de Lille. Essa empresa trabalha com informatica, focando em softwares sob-medida, webdesign e criação de aplicativos para iPhone.

Na minha entrevista, ficou acertado que minha “missão” seria fazer um modulo para aplicativos de compras via iPhone. A ideia é usar a câmera do iPhone para fotografar um cartão de crédito e fazer um programa que, por reconhecimento optico de caracteres, retorne o numero do cartao e a validade.

Durante quatro postagens, pretendo fazer um resumo do dia-a-dia “chez Phoceis”.

Segunda, 18 de janeiro: meu primeiro dia na Phoceis. Chego vinte minutos adiantado, pois peguei um ônibus antes para não chegar cinco minutos atrasado. O chefe chega uns cinco minutos depois que todos os funcionarios. Ele me coloca num Macbook, e me passa algumas noções do software que eles utilizam. Era 9:30 da manhã e eu estava sozinho com um notebook e uma tarefa dificil e de definição vaga para fazer. Acabei passando o dia inteiro praticamente pesquisando no Google coisas sobre reconhecimento optico de caracteres, bibliotecas que implementassem isso, e um modo de transportar isso para o iPhone.

Terça, 19 de janeiro: o Florent, meu tutor aqui na empresa, resolve me ajudar. Usando uma biblioteca em C++ que eu havia encontrado no dia anterior, e um script que transformasse esse codigo em codigo ARM (necessario para o iPhone), passamos o dia inteiro procurando maneiras de fazer a conversão funcionar. No final do dia, ja tinhamos um programa que pegava a foto e lia com o auxilio da biblioteca. No entanto, a leitura era péssima: era preciso fazer ajustes no nivel da biblioteca que utilisamos.

Quarta, 20 de janeiro: fiquei o dia inteiro trabalhando sobre a biblioteca que convertemos. Eu ja tinha um aplicativo que funcionava no simulador do iPhone, e me bastava fazer testes e ajustes na biblioteca para que eu chegasse a algum resultado melhor… até consegui alguns bons resultados, mas a quantidade de mas interpretações era bem grande ainda.

Quinta, 21 de janeiro: fiz um novo alfabeto para a biblioteca, usando as fontes e caracteres usados nos cartões de crédito. Os resultados melhoraram, mas não muito significativamente. No fim do dia, resolvemos mudar de estratégia. A idéia era identificar caractere à caractere, sempre supondo que o usuario inserisse estes caracteres individualmente.

Sexta, 22 de janeiro: este dia foi legal… avancei bastante na minha tarefa, terminando o programa que fazia a identificação de um caractere unico. Neste dia, fomos todos os funcionarios almoçar numa pizzaria aqui perto (quase na Bélgica). O almoço foi pago pelo chefe =) . Em relação ao meu programa, faltava apenas os ajustes. Parecia que seria facil…

Anúncios

Ações

Informação

2 responses

29 01 2010
dartagna

Fala colorado! Quanto tempo que não te escrevo? pois é, não estou tendo tempo pra isso, mas sempre dou uma olhadinha quando dá. Pelo que li aí acima está trabalhando e estudando muito, hein? Cuidado pra te fadigar muito? Abraço que vou voltar pro trabalho escrevi sópra dizer que estamos vivos e torcendo por ti. Sucesso e saudades colorado fanático!

2 02 2010
Arthur

Deve tar sendo fantástico isso .___.

Como sempre digo, aproveita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: