Paris em Dezembro II

13 12 2009

Ontem, fui pela segunda vez no mês para Paris. O motivo, desta vez, era participar das comemorações dos 10 anos da Bolsa Eiffel, que nos sustenta aqui no Velho Mundo. O evento prometia ser muito chique: recebemos convites, passagens e hospedagem num hotel não muito barato dentro de Paris. Por outro lado, era exigido ir bem vestido: nada de jeans ou tênis, a ideia era ir de terno, gravata e sobretudo! Afinal, o evento foi dividido em duas partes, uma no primeiro andar da Torre Eiffel e outra no Ministério de Relações Exteriores. Mas vamos por partes:

Parti sozinho de Lille na manhã de ontem, ja que eu era o unico daqui que iria para os dois eventos. Como a parte inicial, na torre, começava mais cedo, tive que ir ainda pela manha para Paris. Chegando la, metrô até o hotel, onde seriamos buscados de ônibus pela Egide. Chegando no hotel, descobri que não muitos brasileiros tinham sido convidados para ir na torre: apenas eu (Lille), Foppa e Alessandra (Marseille), Isabela (Paris), Guilherme(Grenoble) e a Miriam (Troyes). Quando o ônibus chegou, faomos para a Torre Eiffel, todos vestidos formalmente.

Na torre, fomos recebidos por uma equipe da Egide, que nos deu crachas e tickets para subir no elevador da torre. Depois de furarmos a fila do elevador (era muito profissional o negocio, a gente tinha prioridade em tudo), subimos para o primeiro andar e entramos na sala Gustave Eiffel, sala em homenagem ao projetista da torre Eiffel e da Estatua da Liberdade. A sala é uma espécie de anfiteatro, com uma vista excelente do norte/nordeste de Paris. Ali nos receberam algumas pessoas importantes do ministério e da Egide, e representantes de algumas universidades também. Apos algumas fotos, fomos para o evento em si.

Foi uma hora sonifera: discursos e discursos sobre a historia da Torre Eiffel, a historia da bolsa Eiffel, falaram muito da nossa importância para o governo francês, etc… ex-bolsistas deram discursos de como a bolsa foi importante na vida deles. Apos os discursos, fizemos uma pré-bouffe ali mesmo: café, chocolate quente, cha, suco, biscoitos e doces, até porque ja era perto das cinco da tarde. Em seguida, fomos para o Ministério de Relaçoes Exteriores, onde rumores diziam que o Ministro finalmente apareceria.

La no Ministério, que fica no Quai d’Orsay, às margens do Sena, encontramos os demais eiffelianos das outras écoles. Revi todo o pessoal de Nantes, Lyon, Marseille e Paris que estava em Vichy! Depois entramos no Ministério, que por dentro é quase um museu: arquitetura belissima, lustres e esculturas muito belos. Depois das fotos, finalmente o ministro chegou. Bem “estrelinha” o ministro: chegou, deu seu discurso de 15 minutos e foi embora, nem ficou para o coquetel nem para tirar algumas fotos ao menos. Em seguida, começou o coquetel, que tinha bebidas e salgadinhos (nao foi tao bem organizado, a comida acabou bem rapido). Havia mais ou menos umas 400 pessoas la, umas 5 vezes mais do que na Torre Eiffel.

Quando acabou o evento, por volta das 9 da noite, fomos para o Arco do Triunfo passando pela ponte Alexandre III e pelos Grand e Petit Palais. A partir dai, o pessoal começou a se dispersar, entre aqueles que iam pro hotel, iam jantar, iam pra festa, iam pro bar e indecisos. Acabei jantando num Quick na Champs-Elysées e indo pro hotel por volta da meia noite. Fazia muito frio a essa altura da noite. Alias, frio que promete aumentar bastante nesta semana, com direito a temperaturas negativas e chance de neve.

Semana que vem, para onde irei novamente? Paris! Mas desta vez, apenas para pegar o trem rumo à Mannheim, que sera minha entrada na Alemanha, para as férias de Natal. Por enquanto, tenho que continuar estudando para as provas de Gestão e Mecânica, que acontecem em menos de uma semana.

Anúncios

Ações

Informação

3 responses

13 12 2009
Cassol

“Semana que vem, para onde irei novamente? Paris!”

PORRA, VAI SE FUDER! :X

*inveja fudida*

lol

Estudar para prova de gestão? Mas, mas… É gestão, gestão é fácil! o.o

14 12 2009
dartagna

Fala colorado! Como estamos chique, hein? Agora só quer passear em Paris e viajar pra Alemanha, Holanda, Bélgica, mas que tal?
Estamos meio preocupados contigo porque estes dias mandou um post meio pra baixo e estamos tentando descrever a tua estada aí longe, mas tudo passa e vai passar, pois estamos todos torcendo por ti! Nunca esqueça que quando estiveres tristes, pense em nós aqui longe, no Brasil e saiba que estamos te mandando cargas de energia positiva e muita sorte. Por hoje é só que vou trabalhar um pouco que falta pouco pro Natal e preciso de dinheiro pra comprar o Natal de todos aqui. Abraços e beijos de quem te AMA muito, colorado!

15 12 2009
Fred

Fala colorado!
Esse coquetel foi sagaz demais! E o melhor foi rever todo mundo!
Mas manda aí os dias q vc vai tar na Suiça, pra eu ver aqui oq a gente faz…
Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: