Luxemburgo

1 11 2009

Chegamos a Luxemburgo já era quase meia noite do domingo. Como o albergue ficava a uns três quilômetros da gare, pegamos um taxi até la. Ou melhor, fomos assaltados pelo taxi: eu não conhecia muito bem a rota até o albergue, mas sabia a direção. Deu 12€80 de taxi enquanto nas minhas contas não seria mais do que 9€. Enfim, chegamos ao albergue e nos surpreendemos: o albergue era MUITO bom: recepção e escadarias de mármore, quartos muito limpos e confortáveis… conseguimos um quarto para nos três (o albergue estava vazio). No outro dia, o café da manha era ótimo também, tinha até pão francês de verdade. Bem, fomos embora do albergue e partimos à exploração da cidade. O primeiro passo seria ir até a gare, para largar as mochilas no armário da mesma. Para chegar la, pegamos um elevador publico, que conecta a parte alta com a parte baixa da cidade.

Começamos a visita pela parte alta da cidade, ou seja, o palácio do duque, a câmara de deputados, os prédios dos ministérios (sim, um país, mesmo pequeno como Luxemburgo, tem seus ministros e deputados). Aliás, Luxemburgo é o país do mundo com maior renda per capita, ou seja, não da para menosprezar o ducado. Voltando… Após passar pela Eglise Saint Michael, fomos para as Casamatas Bock. As casamatas são um emaranhado de cavernas incrustadas na encosta da montanha, que no passado serviu como forte e abrigo durante as grandes guerras. Canhões eram alojados ali para defesa. O complexo é bem grande e interessante: vários túneis conectam diferentes partes da construção a uma galeria principal.

Em seguida, caminhei pela parte mais antiga da cidade, em torno da Place Guillaume e da Place d’Armes. Aqui, achamos um lugar para almoçar, a primeira refeição de verdade do passeio (até então, apenas lanches). Depois do almoço, fomos para uma parte mais moderna da cidade. Apesar de os prédios antigos ainda estarem la, o transito naquela região já era bem maior. Ali se encontravam sedes de empresas e bancos do pequeno país. Depois, voltamos novamente para perto das casamatas, mas agora pela parte baixa da cidade. A vista daquele ponto é magnífica. Acho que o que destacou em Luxemburgo foram as paisagens, que são muito bem cuidadas e preservadas. Neste trecho da cidade, excluindo um ou outro guindaste que aparece ao fundo e os carros que passam de vez em quando, senti que voltei alguns séculos no tempo.

Voltamos para perto da gare, quando não havia mais muita coisa a ver, pois, como Luxemburgo era o local mais afastado que visitamos o trem saia às 17h. Fomos a um pequeno shopping ao lado da estação, onde encontramos um supermercado português. Compramos guaraná, feijão e gelatina, coisas que não se encontra facilmente por estas bandas. O incrível era que só vi gente falando português no supermercado, parece que luxemburgueses não iam ali. Como ainda tínhamos algum tempo antes do trem, tomamos um bom café numa cafeteria ali da volta da gare e pegamos o trem rumo a Bruxelas, e depois Bruges.

Continua…

PS.: adicionei algumas fotos do Benelux no Picasa… para conferi-las, basta ir na seçao Fotos… adicionei a seçao Mapas também, que exibe um mapa com as cidades que ja visitei, com ajuda do Google Maps…

Anúncios

Ações

Informação

One response

3 11 2009
dartagna

Fala colorado! Como vai? Viajndo bastante, hein? Vê se consegue acertar algum lugar que te mandei? Que bonitas as paisagens que mandou sobre a viagem, que lugares bacanas e tu cada vez mais gordão, cuidado senão vai acabar igual a mim naquela foto do Dino. E os estádios de futebol? Não jogam aí nesta terra? por falar em futebol, que fiasco esses nossos times, os dois estão uma bela porcaria não da nem pra tirar sarro um dou outro? Ia esquecendo as fotos da Madame Bussaut que belezas aqueles bonecos de cera, mas tem umas ali que ficaste igual aos bonecos, brincadeirinha pais (Carla e Milton), mas como bom colorado que és não podia deixar de tirar fotos ao lado do nosso maior ídolo o Ronaldinho Gaúcho. Por hoje é só que já furei meus nurônios escrevendo aqui. abraços e beijos de quem te deseja tudo de bom e bastante sucesso coloradaço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: