Balanço do primeiro mês de école

14 10 2009

Faz quase um mês e meio desde que comecei minhas aulas na Ecole Centrale de Lille. Há alguns posts, falei sobre o período de harmonização, que se tratava das duas primeiras semanas de aula para nivelar os alunos provenientes de diferentes lycées da França (e os estrangeiros, também). Após essas duas semanas, começaram as aulas de verdade. Vou tentar descrever um pouco delas aqui.

Faço, ao todo, 13 disciplinas na école, durante este primeiro semestre (que vai de 21 de setembro a 15 de janeiro), contando duas línguas (francês e inglês), o projeto (que neste semestre conta como 64 horas) e o Acompanhamento (uma coisa estranha que inventaram esse ano, até agora não foi muito útil). Temos ainda duas disciplinas de humanas (Gestão e Sociologia das Organizações), logo, sobram 7 disciplinas ‘técnicas’. Tenho uma disciplina de informática, que já fiz no Brasil, uma de Engenharia Elétrica, duas Mecânicas (dos Sólidos e dos Mecanismos), Fenômenos de Transporte, Física dos Sólidos e a temível Probabilidade, Integração e Transformadas (que é matemática, muito avançada).

As aulas aqui são bem diferentes do Brasil. Pra começar, sete destas disciplinas que falei possuem apenas 32 horas de conteúdo. A disciplina de informática, por exemplo, tem 48 horas, mas o conteúdo dela eu vi em 150 horas no Brasil. Ou seja, aqui os cursos são bem mais densos. Outra coisa diferente é o formato das aulas: no Brasil, temos aulas teóricas e, às vezes, praticas também, sempre em turmas não muito grandes (o maximo que vi no Brasil foram 70 alunos em uma turma de calculo). Aqui, cada disciplina é dividida em varios modos diferentes de classe: aulas de anfiteatro (geralmente a demi promo – 130 alunos -, mas às vezes a promo inteira – 260 alunos), trabalhos dirigidos (aulas de exercícios em turmas menores – em torno de 35 alunos – com um professor por turma), trabalhos práticos (laboratórios), aprendizagem por problema (grupos de 7 a 8 alunos resolvendo um problema mais complicado) e trabalhos livres (o mesmo grupo de 7 a 8 alunos estudando por si próprios).

O projeto segue em paralelo com as aulas. Tivemos uma apresentação no começo do semestre sobre o projeto (que consiste em grupo de 7 alunos, com apoio de professores e de uma empresa parceira, que se juntam para criar uma solução à algum problema, implementar alguma idéia existente teoricamente, resolver algum desafio tecnológico, etc). Tivemos duas atividades de integração do grupo: ponte/torre de espaguete e brainstorming (que é uma reunião para criação de novas idéias). Depois, tivemos uma apresentação dos projetos disponíveis. Inscrevi-me em três: um que envolve o metro de Lille, um que pretende continuar a implementação de um carro de corrida e o projeto que eu criei: um modo de destruir, à distancia, dados que venham a ser roubados ou perdidos. Dezesseis pessoas se interessaram pela minha idéia. Vamos ver se conseguimos fechar um grupo de sete e de conseguir uma empresa parceira.

Outra coisa importante aqui é o estagio: no final de janeiro e inicio de fevereiro, durante quatro semanas, devemos fazer um estagio que conta nota na école. O estagio é obrigatório. Com o objetivo de procurar empresas, um grupo de alunos da école organiza, anualmente, o Forum Rencontre, que acontece nos dias 14 e 15 de outubro e reúne 75 empresas no nosso campus, para que os alunos procurem informações sobre as próprias empresas e sobre possíveis estágios. Conheci algumas empresas legais no Forum, falta apenas enviar currículo para elas e torcer que eu consiga um bom estagio de primeiro ano.

Pra finalizar: o frio chegou! Hoje pela manha, sai de casa e estava 6°C. A previsão diz, no entanto, que durante a madrugada fez 0°C. E ainda não ligaram os aquecedores! Os cariocas e paulistas já estão apavorados! E os dias ficam cada vez mais curtos aqui! Todo dia quando saio de casa, o dia ainda não nasceu, e o sol esta se pondo antes das 7 da noite (detalhe: é horário de verão aqui, ainda). Bom, por hoje é só! Abraços!

Anúncios

Ações

Informação

3 responses

14 10 2009
Christian Solon

Bota desesperado nisso Guedão!

14 10 2009
Jéferson Both

ei velho

acabaram de liga os aquecedores!

agora eh arruma o quarto pra colocar a cama e a escrivaninha do lado do negócio…uaehiaeae

abrass fillot

15 10 2009
dartagna

Fala colorado! Como estás? Parece estar com muito frio, mas tu gostas de frio! As aulas são bem puxadas aí, então podemos dizer que estamos no paraíso aqui no Brasil. Passei só pra te deixar um abraço e muito sucesso! Muito friooooooo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: