Velorail em Noyant e Gour de Tazenat

24 08 2009

Os últimos 10 dias aqui em Vichy não foram muito movimentados. Fiz um exame de francês, no dia 20, para ajudar a verificar em qual nível de francês eu ficarei na Ecole. Achei um pouco difícil o exame, principalmente a parte de compreensão oral, onde os textos eram muito rápidos e extensos. Mas como a intenção do nível é saber se tu é um iniciante ou um falante nativo, talvez eu não tenha ido tão mal.

Durante a semana, fiz as mesmas coisas que sempre tenho feito: segunda sem aula de manhã, como sempre. Aula à tarde apenas. Terças e sextas, sempre jogo vôlei, ao menos 1h30: isso tem me feito pensar em jogar vôlei la em Lille, é uma possibilidade. Quarta-feira ganhei o dia quando eu estava voltando de bicicleta pra casa: ao parar num cruzamento, um carro parou do meu lado e o francês pediu informação. “Aqui ainda é Vichy”, diz ele. Respondi que sim, e perguntei para onde ele estava indo. Ele queria saber pra que lado era Moulins. Moulins é pro norte de Vichy, mas não tinha placa ali na hora, apenas uma placa para Le Puy, que eu sabia que era ao sul. Indiquei pra ele pelo menos a direção correta! :D

Quinta veio um casal de amigos da minha família jantar aqui em casa. Comemos comida chinesa, feita pela minha soeur d’accueil e por uma chinesa amiga dela. Ficamos quase 3 horas na mesa, pois franceses adoram passar tempo fazendo nada. O pior é que foi apenas um aquecimento pro dia seguinte: 18 pessoas na mesa durante 4 horas, pois era o aniversario do Morgan, o filho do casal francês. Alguns dormiram aqui em casa pois iriam no passeio de sábado.

O passeio de sábado foi na cidade de Noyant d’Allier, à 60 km de Vichy (a cidade tem incríveis 900 habitantes). Dezenove pessoas, incluindo eu e toda minha família daqui foram. Pela manha, andamos no velorail. São bicicletas adaptadas para 4 pessoas (mas somente duas pedalam por vez) para andar sobre os trilhos do trem. São 10 km de percurso, 5 descendo e 5 subindo. Fui com as chinesas, para minha sorte, pois elas já são acostumadas a andar de bicicleta todo o dia na China, então não foi cansativo :D. Almoçamos num restaurante vietnamita: esse almoço saiu 18€, e com certeza não valeu tudo isso. A melhor parte foi o sorvete que eu ganhei duma criança que tava com a gente. Em troca, dei 3 reais pra ele de dinheiro brasileiro e ele ficou todo faceiro! A tarde, visitamos uma pagode indiana na cidade (conjunto de templos), com varias referencias ao budismo. Tirei varias fotos boas! Em seguida, visitamos o Musée de La Mine, nas minas de carvão que existiam na cidade antigamente. Bastante interessante.

No domingo, visitei o Gour de Tazenat, um lago numa cratera vulcânica formada há 30000 anos. O lago fica a mais ou menos uma hora de ônibus de Vichy. Fomos com o CAVILAM, eu e mais uns 20 brasileiros. O lugar é muito bonito! Tirei varias fotos de pontos estratégicos da trilha em torno do lago. Tomamos banho também numa praia improvisada que tinha numa parte do trajeto: a água era um pouco fria, mas até que foi legal. Não me aventurei muito para nadar, pois a água era profunda se tu avançasses dois ou três metros, já que o lago é como uma bacia, e não uma lagoa natural.

Este é meu penúltimo post em Vichy. Ah, e as fotos sobre os passeios acima descritos ja estao no Picasa, acessado como sempre pela aba ‘Fotos’. Bom, esta semana já é minha ultima aqui: tenho que já começar a preparar minhas coisas, pois viajo na sexta-feira às 8 da manhã para Lille. Então, até mais!

Anúncios

Ações

Informação

One response

26 08 2009
dartagna

Fala colorado! Estou dando uma passadinha pra ver como estão as coisas aí em Vichy, pelo jeito está tudo bem? Moleque, que passeio extraordinário, este teu do final de semana passada, que fotos lindas e que paisagens? Mas não tirou nenhuma foto tua tomando banho neste rio imenso e lindo. Ouvi dizer que não gostam de tomar banho aí na França é real ou não? Pelo jeito deve ser , pois não tem nenhuma foto tua? E o pedalim, as bicletas que bacanas, precisa se exercitar muito, porque está ficando gordão? Há outra coisinha, quando vais cortar essa cabeleira. Abraço de uns Gremistões realistas e felizes e te desejando todo sucesso do mundo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: