Reta Final em Vichy

5 08 2009

Aqui em Vichy, as coisas ja começam a se encaminhar para o final da nossa estadia. Hoje ja é 5 de agosto, e daqui a 23 dias partirei para Lille, onde o sufoco realmente começa. Por enquanto, esta tudo bem aqui. O frio ainda não chegou, não faço provas, nem preciso entregar trabalhos, apenas fazer alguns temas de frances de vez em quando. Tenho a familia que faz quase tudo pra mim, e passeio quase todo final de semana.

A ultima semana que foi uma exceçao: era a ultima semana do mês, a bolsa ainda nao tinha chegado e nao sairam viagens. No entanto, dia 31 a bolsa chegou! Almoçamos sabado na Cafeteria, um restaurante bom e barato na Rue de Paris que possui um steak hache muito bom que se assemelha bastante à carne bovina. Depois, compramos passagens para Genebra, no dia 8. Eu e mais uns 15 brasileiros ficaremos dois dias na cidade suiça. No dia 10, iremos para Annecy, no leste da França. O retorno é na segunda à noite. Porém, no dia 7, irei ao Château de Busset, uma cidade aqui perto. Sera minha ultima visita a um castelo aqui em Vichy. Pretendo atualizar o Picasa bastante na semana seguinte!

O aprendizado da lingua vai indo muito bem! Ja compreendo quase tudo que os franceses falam, principalmente na televisao. Quando eles falam entre si ainda é um pouco dificil, mas entendo o contexto, em geral. Para falar ainda falo pouco, mas ja noto um bom progresso em relaçao ao estado que sai do Brasil. No CAVILAM, estou no nivel B1+(2), que é quase B2 ja! Acho que saio daqui com o B1 completo. Nos ateliers, a coisa nao vai tao bem. Ja é meu quarto atelier, pois ou eu nao gosto de um atelier, ou erram o meu nivel. Agora, faço Preparação aos Estudos Universitarios. Nao é tao legal, mas aprendo bastante coisa até.

As reuniões com a Egide estao acontecendo. Ja acertamos moradia em Lille, a viagem Vichy – Villeneuve d’Ascq (que sera via trem) e ja sei toda a programaçao da minha primeira semana na cidade na qual morarei por dois anos. Tenho uma lista de documentos que preciso preparar e e-mails para enviar, ja que conseguiremos alguns descontos e reembolsos que sao sagazes de aproveitar! No entanto, alguns gastos serao necessarios também: despesas na chegada, seguro de saude, etc… Talvez no primeiro mês em Lille nao seja possivel efetuar viagens ou gastar com muitas coisas. Bom, ja é quase dia 6 aqui. Vou terminando a postagem e aproveitar o que resta de tempo em Vichy. Abraços!

Anúncios

Ações

Informação

2 responses

6 08 2009
dartagna

FALA COLORADO, como estás? Muito bonita esta foto do cabelçalho, é o próprio patriotismo! Então estão acabando as férias? Vê se não comeer muito chocolate lá em Genebra, pois é a terra dos melhores chocolates do mundo e vê se tira bastante foto para conhecermos a Suiça nem que seja por fotos. Como não podia deixar de falar no teu time gamnhou mais um campeonatinho a Copa SURUGA. PARABÉNS, mas estão dizendo por aqui que agora só falta ser campeão da Sauna Guaíba. Abraço de um gremista realista e feliz e beijos da tua Dinda e das tuas Primas Pâmela e Bruna.

6 08 2009
Cassol

@dartagna

Sauna Guaíba. HAEHAEHAEHAEHAHAEHEA gostei.

@Older

Bonjour, Joanne! My colleague and I will escort you to the château of the Dauphin, or else we will die trying. *foge* :P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: