Lyon

16 07 2009

A viagem para Lyon foi no dia 11 de julho, no sabado. Lyon é a segunda maior cidade da França, com 470 000 habitantes. Em relaçao as aglomeraçoes urbanas, é a terceira maior do pais, atras apenas de Paris e Marseille. Bom, saimos às 7h55 do CAVILAM, em direçao à Lapalisse, depois Roanne, depois Tarare e finalmente Lyon. A chegada em Lyon foi às 10h30, mas o motorista esperto conseguiu se perder, e so descemos na Basilique Notre-Dame-Fourvière às 11h30.

A basilica é muito grande e bonita! Infelizmente nao dava pra entrar nela pela manha, apenas à tarde. A Cris tirou fotos de dentro da basilica, entao quem quiser ver passe no blog dela que esta nos links à direita. Eu segui outro caminho de tarde, mas vamos falar do resto da manha primeiro: apos conhecer a basilica e admirar Lyon do alto pelo terraço dessa, descemos para a parte baixa da Lyon Antiga, através de varias ruas pequenas e muitos degraus. Chegando la em baixo, passamos por dois traboules, que sao alamedas entre as casas para o acesso de varias pessoas. Um pouco assustador, mas muito interessante, ja que sao construçoes dos séculos XV e XVI!

Apos passarmos pelo Quartier Renaissance, nos dirigimos à Cathedrale St.-Jean, ja proximos ao Rio Saône, um dos dois que atravessa Lyon. Do outro lado do Saône, e antes do Rhône, que é o outro rio, fica a chamada Presqu’île, onde se localizam outras atraçoes. Conhecemos a Prefeitura (Hôtel de Ville), a Opéra, o Palais du Commerce, Place de la Republique e Place Bellecourt, onde fica o monumento ao rei Luis XIV, e onde é o ponto central de Lyon.

Antes de retornarmos, no entanto, fomos de metrô ao Stade de Gerland, que é o estadio do Lyon, um dos maiores times aqui da França. O estadio tava fechado, pois era sabado e fora de temporada os estadio nao abrem final de semana. Fazer o que… pelo menos fui na loja do Lyon e comprei uma echarpe como souvenir =)

A volta foi às 17h45, e a chegada à Vichy às 20h30. No final das contas, a visita valeu a pena, apesar dos 35€ do ônibus. Faltou conhecer por dentro as igrejas da Vieux Lyon e conhecer também o estadio do Olympique Lyonnais por dentro. Isso ficara para uma proxima, quem sabe se um dia eu visitar o pessoal que estudara na école de Lyon. As fotos, claro, ja estao no Picasa, e podem ser acessadas como sempre atraves da aba ‘Fotos’ do blog. Abraços!

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: