São Paulo II

11 06 2009

Viajar de avião é algo bastante surreal. Eu cheguei a falar em algum outro post que a viagem pra São Paulo seria minha primeira de avião. Tudo correu tranquilamente. Mas a sensação espacial e temporal pela qual a gente passa é algo que impressiona. Quando se viaja de carro, tu tem a percepção (real, óbvio) de que as cidades estão passando pela rodovia ao teu lado, tu percebe as acelerações e as freiadas do veículo e isto meio que te guia durante o trajeto. O avião não: tu entra naquela cápsula, durante a viagem a única coisa que se vê é um cobertor branco sob a aeronave e em um punhado de minutos tu já se encontra a centenas de quilômetros do local que tu partiu, deixando para trás pessoas queridas e lugares familiares. E essa tensão só aumenta quando se está indo para um lugar completamente desconhecido.

Bom, chega de devaneios e vamos continuar de onde parei no último post. Já estavamos com o visto encaminhado, e dependíamos apenas da boa vontade do Ministério de Relações Exteriores francês para que o visto fique pronto rapidamente. Passeamos um pouco pelo Shopping Center 3 (nele já aproveitamos para fazer a Carteira Internacional do Estudante). Depois, encontramos na estação da Consolação a Danielli, uma amiga minha que mora em São Paulo e que nos guiou naquela tarde. Ela nos explicou o funcionamento do metrô (que aliás, é algo impressionante – a infraestrutura necessária pra construir cada uma daquelas estações é algo absurdo) e falou sobre diversos hábitos e curiosidades paulistanas que não conhecíamos (e expressões também: eles não conhecem guisado como nós!). Caminhamos bastante pela região da Paulista até que a Viviane tinha que ir embora: ela ia voltar na sexta. Depois que o ônibus dela chegou já estávamos cansados de caminhar, então subimos pro apartamento e começamos a jogar truco. Mais um problema: três gaúchos que jogam o truco, de certa forma, normal e uma paulista que joga um truco engraçado com outro baralho e com expressões bizarras. Tentamos ensinar nosso truco à Dane (e até que ela aprendeu bem!).

Já era de noite quando a Dane foi embora. Nos despedimos (mas ela prometeu vir ao Sul – espero revê-la um dia!) e depois fomos jantar no Center 3. A essa altura já conheciamos bem o shopping (acho que fomos nele umas 4 vezes no total). Voltamos para o hotel planejando o que fazer no sábado.

Sábado pela manhã andamos de metrô. Fomos até o Shopping Santa Cruz (que eu não tenho a menor ideia de onde se localiza geograficamente, já que andar de metrô já é o suficiente para perder a orientação espacial) onde almoçamos. Na volta, também de metrô, descemos no MASP onde visitamos duas exposições: Arte na França – O Realismo (quadros baseados no realismo francês de 1860 a 1960) e VIK (exposição de arte de um fotógrafo brasileiro, bastante interessante os retratos!). A essa altura já estava na hora de voltar pro hotel, pegar as mochilas e ir pro aeroporto. Fomos pra Guarulhos lá pelas 6 da tarde. O voo de volta era só às 21h55, então deu tempo de conhecer bem o aeroporto e já prestar atenção nos locais que devo ir quando estiver em Guarulhos indo pra França.

E acabou o passeio!

P.S.: 14 dias.

Anúncios

Ações

Informação

2 responses

12 06 2009
Dartagna

Muito engraçado esse final de passeio, mas saiba que a partir de Santa ninguém conhece os nossos hábitos como o guisado como disse é carne moída e cacetinho é pão francês. No resto tudo bacana, por hoje é só, pois ire trabalhar que já está na hora. Abraço de um gremistão realista.

22 06 2009
joaquim

Grande Velho Bruno

Que ótimo incomodo né. Vais ter que voar como o filho da águia, que em seu primeiro voo é alçado do penhasco sem nunca antes ter execitado o voo. Certamente,sei que voarás ainda mais alto.A distância oceânica não diminuirá o amor que o velho tio tem pelo velho sobrinho.
A vida é o bem maior…..A caminho da evolução
Velho
joaquim j. Ramos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: